Orientação e Apoio Tutorial

Escola Profissional Alternância

A Escola Profissional Alternância, como escola inclusiva, reforça o papel dos(as) Professores(as)/Formadores(as) competentes e Técnicos(as) especializados(as) em prol do bem-estar dos(as) seus(suas) jovens.

O Decreto-Lei nº 92/2014, que estabelece o regime jurídico das escolas profissionais tem consagrado no seu Artigo 40.º o que deve ser instituído no âmbito da “orientação e apoio tutorial dos alunos”. Neste contexto, a EPA criou um sistema de apoio tutorial em estreita colaboração com profissionais experientes do quadro das entidades de acolhimento, que garante o adequado desenvolvimento da formação em contexto de trabalho.

Por outro lado e de acordo com o art.º 32º do referido diploma legal, a EPA possui mecanismos de acompanhamento que apoiam os(as) alunos(as) no desenvolvimento dos seus percursos formativos e são, simultaneamente, facilitadores da sua integração na vida pós-escolar.

Atualmente, os mecanismos de acompanhamento consubstanciam-se nas intervenções de uma Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva - EMAEI e de um Centro de Apoio à Aprendizagem – CAA (criados no âmbito Decreto-Lei nº 54/2018, de 6 de junho (artigos 12º e 13º). Os profissionais que integram estas equipas pretendem sobretudo sensibilizar a comunidade educativa para a educação inclusiva, propor e acompanhar as medidas de suporte à aprendizagem a mobilizar, e promover e apoiar o acesso à formação e à integração na vida pós-escolar[1].

Tendo em vista o acompanhamento dos(as) alunos(as) durante o processo de inserção na vida ativa, bem como a análise da eficácia dos mecanismos de acompanhamento implementados, a escola avalia, anualmente os índices de empregabilidade e prosseguimento de estudos dos(as) nossos(as) diplomados.


[1] Nomeadamente no inquérito e sondagem dos índices de empregabilidade/prosseguimento de estudos.

Alternância, CRL
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