Gabriel Melo

2021-05-01

A minha caminhada antes, durante e depois da Alternância…

Como todos os pais, os meus não foram diferentes: queriam que eu tirasse uma licenciatura. Tentei fazer-lhes a vontade, seguir um curso dito “normal” em economia e perdi 3 anos da minha vida. Estava a fazer algo que não gostava, onde não me sentia feliz e, como já era de esperar, não consegui concluir o 12º ano. O meu pai só me deu como opção: “Não queres estudar, vais trabalhar!”… e eu só pensava: “Mas como vou trabalhar sem ter qualificações nenhumas? Sem experiência em nenhuma área? Vou trabalhar em quê?”.

Inscrevi-me no centro de emprego e foi aí que conheci a Alternância. Tirar um curso profissional ia ajudar-me nas duas coisas que eu precisava: concluir o 12º ano e ter experiência numa área profissional.

Tinha algumas opções de cursos mas aquele que me fez mesmo pensar e ficar com aquele sorriso na cara foi o curso profissional de mesa e bar. Já só pensava em aprender a fazer cocktails, descobrir toda a arte que existe num copo com meia dúzia de bebidas misturadas e ainda está a arder... Só pensava: “Como assim? Quero aprender a fazer isto!”.

Ganhei um gosto pela área na hora exata em que vi o que era possível fazer e aprender; até mesmo se eu quisesse abrir o meu próprio negócio, já só pensava nas vantagens que isto poderia trazer para mim!

Então, comecei a minha jornada na Alternância em 2014: começámos com formações muito interativas, com formadores jovens que nos sabiam cativar e ensinar ao mesmo tempo. Ao fim de pouco tempo, começámos em Formação em Contexto de Trabalho (FCT), já conseguia aplicar grande parte das coisas que tinha aprendido.

O ensino profissional, além de toda a vertente teórica totalmente direcionada para o que realmente importa, contém a FCT que nos prepara, da melhor forma, para o chamado “mundo do trabalho”. Para mim isto foi ótimo, porque a minha experiência profissional era nula, todos os trabalhos aos quais me tentava candidatar pediam experiência profissional e como é que um jovem de 18 anos consegue ter um ano ou mais de experiência na área se a única coisa que ele fez foi estudar?

As experiências que o curso me trouxe foram as mais indicadas para me tornar o profissional que sou hoje, desde os pequenos restaurantes que nos ajudam a saber como trabalhar no “lodo” a hotéis de 5 estrelas que nos ensinam a ter certos modos e requinte no trabalho que estamos a desenvolver. Não desvalorizando o ensino regular, acho que o ensino profissional nos prepara melhor para o que queremos fazer no nosso futuro (ou por onde gostaríamos de começar para atingir outro fim).

Durante esta jornada, para além da FCT, a escola participava regularmente em eventos pedagógicos e convidava os alunos, para ajudar - meros aprendizes na área a fazer o trabalho de profissionais com anos desta ciência. Era super motivador ver a alegria das pessoas e a satisfação estampada na cara delas por conseguirmos brilhar facilmente. Fiquei várias vezes responsável em diversos serviços e jantares organizados, o que fez com que, pouco tempo depois de acabar o curso, em 2017, conseguisse a oportunidade de ficar Gerente/Responsável dum bar de praia, onde eu já trabalhava em part-time e, mal acabei o curso, com tudo o que aprendi e com o meu esforço e trabalho, deram-me essa oportunidade.

Com apenas 23 anos ser responsável dum espaço, senti que estava no caminho certo: a fazer o que gosto e a darem-me valor por isso. Fluiu tudo muito bem e entretanto já tive imensos alunos em FCT no bar, do qual sou gerente. Poder ensinar aquilo que eu aprendi… não há palavras para isso. Sei que vou influenciar positivamente a maneira como eles trabalham.

Tenho só a agradecer imenso a esta Instituição que mudou por completo a minha vida, deu-me um curso de nível IV académico e o ensino secundário, uma saída profissional, um trabalho como gerente de um bar de praia, formadores que posso considerar amigos e às vezes até parceiros de trabalho.

Acima de tudo, obrigado por esta oportunidade: ter uma vida feliz a trabalhar no que gosto e poder ensinar adolescentes que não sabem o querem fazer da vida, como eu também não sabia...

Gabriel Melo
Ex-aluno
Profissional na área da Hotelaria e Restauração

Alternância, CRL
EPA
Cofinanciado  por:
Copyright ©  Alternância
by Alfaiataria Digital