Chefe Hélio Loureiro

2020-07-23

O ensino profissional para mim …

O Ensino Profissional foi, e é, uma saída de sucesso para muitos jovens que vêm os seus estudos encaminhados numa vertente focada e objetiva com todas as componentes necessárias para uma integração social e uma cidadania ativa.

A Escola Profissional Alternância, desde a primeira hora, teve sempre como base construir um ensino consistente em que os alunos fossem formados para terem sucesso profissional: mulheres e homens de futuro e com futuro, com conhecimento cívico e capazes de serem membros ativos na construção de uma sociedade livre e justa.

Foi sempre com este propósito, e neste entendimento e coerência com a direção desta Escola, que estive ao serviço durante muitos anos, dos quais me orgulho de termos dado à sociedade profissionais, que hoje são membros de destaque em várias atividades, reconhecidos profissionais de excelência que, sem este impulso nunca teriam alcançado o sucesso que têm hoje.

Recordo ao fim de algumas décadas, de ter alunos que eram dados como perdidos no ensino chamado tradicional e hoje são professores do ensino superior, chefes de cozinha de renome, profissionais de excelência, mostrando que mais importante que o ponto de partida é o caminho e a forma que somos ajudados a percorrer.

A Humanidade nasce quando somos capazes de cuidarmos uns dos outros; quando somos capazes de não deixar ninguém para trás.

A Alternância é, assim, uma Escola Profissional onde não apenas se dá formação, mas uma escola de humanismo.

Hélio Loureiro

Alternância, CRL